Site icon

Vacinação contra gripe influenza começa nesta segunda-feira

Superintendente de Vigilância Sanitária alerta para intervalo em caso de imunização contra Covid.

O governo de Goiás e o Ministério da Saúde iniciam, nesta segunda (12), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Além dos 246 municípios goianos, a ação ocorre simultaneamente em todo o País.

Segundo dados do governo estadual, Goiás possui 2,4 milhões de pessoas aptas a imunização. A meta é alcançar 90% desse pública. A superintendente de Vigilância Sanitária Flúvia Amorim alerta, contudo, que não é recomendada a vacinação simultaneamente com a da Covid-19.

“Ninguém deve tomar as duas vacinas no mesmo momento, devendo ser respeitado um intervalo mínimo de 14 dias entre as doses da Influenza e Covid-19, independente do laboratório fabricante”, destaca.

Destaca-se, no Estado serão colocados 958 postos fixos para a campanha. Ao todo, cerca de 1,8 mil profissionais participam. Contudo, a aplicação da dose é de responsabilidade das prefeituras.

Prioridade

Como na Covid, a vacinação contra a Influenza também segue grupos prioritários (mas não os mesmos). O primeiro é o de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), população indígena, e trabalhadores da saúde.

Para esta fase, a secretária de Saúde (SES-GO) distribuiu 245,6 mil doses aos municípios goianos, que seria o número suficiente para a demanda.

Já a segunda fase, prevista para 11 de maio, atende idosos com 60 anos ou mais e professores. A terceira – neste caso, a última – está prevista para 9 de junho e irá imunizar os grupos das pessoas que vivem com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (comorbidades), pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes, e jovens em medidas socioeducativas.