A prova é a segunda do projeto Foco na Aprendizagem e será em formato digital.
Os alunos do segundo, quinto e nono ano do ensino fundamental da rede estadual de ensino de Goiás farão, a partir da próxima quarta-feira (12), uma prova que tem como objetivo medir o nível de aprendizagem nas áreas de língua portuguesa e matemática. A avaliação, aplicada pelo governo do Estado, é a segunda do projeto Foco na Aprendizagem e será em formato digital.
A primeira edição da prova foi aplicada no dia 29 de março. Ao todo, serão cinco edições. As outras quatro serão aplicadas nos dias 12 de maio, 24 de junho, 30 de agosto e 28 de setembro.
A gerente de Produção de Material da Secretaria de Educação (Seduc), Alessandra Oliveira, afirma que esta é a primeira vez que esse tipo de avaliação é aplicada no formato digital, método que, conforme ela, tem se mostrado viável. “Nunca tinha sido feito na rede [estadual] uma avaliação que abrangesse tantos estudantes de forma digital. Na primeira edição, conseguimos aplicar a prova para 69 mil estudantes, compreendendo segundos, quintos e nonos [anos]”, relata.
A avaliação, segundo a gerente, fornece “um importante diagnóstico da aprendizagem das crianças e adolescentes dessa etapa de ensino” e serve também como um mecanismo de preparo para as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), previstas para o final do ano.
O aluno que não puder fazer a prova no formato digital deverá solicitar a versão impressa em sua escola a partir do dia 17 de maio. Ele, então, precisa fazer essa prova do dia 17 ao dia 25 de maio. A unidade escolar tem opção de imprimir e entregar na casa do estudante ou oferecer o espaço e ferramentas para que ele faça a prova na própria escola.